quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

d2 canta Bezerra.. meu bom Juiz



D2 cantando bezerra.. comprei o cd, muito bom.
segue uma pedrada pra curtir... RP!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Racionais MC's.. "esse é o raio "x" do Brasil, seja bem vindo"





Os Racionais MC's surgiram no final da década de 1980. A primeira gravação foi feita em 1988, quando o selo Zimbabwe Records lançou a coletânea Consciência Black, Vol I. Neste LP, apareceram os dois primeiros sucessos do grupo: "Pânico na Zona Sul" e "Tempos Difíceis". Ambas canções apareceriam dois anos depois em Holocausto Urbano, primeiro disco solo do grupo. No LP, os Racionais MC's denunciam em suas letras o racismo e a miséria na periferia de SP, marcada pela violência e pelo crime. O álbum tornou os Racionais MC's bem conhecidos na periferia paulistana, o grupo fez uma série de shows pela Grande São Paulo. Ainda naquele ano, o conjunto fez dois na FEBEM.

Em 1991, os Racionais MC's abriram para o show do pioneiro Public Enemy, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A popularização na periferia de São Paulo fez com que os integrantes dos Racionais MC's passassem a desenvolver trabalhos especialmente voltados para comunidades pobres, dentre os quais um projeto criado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em que o conjunto realizou palestras em escolas sobre drogas, racismo, violência policial, entre outros temas. No final de 1992, foi lançado Escolha seu Caminho, segundo LP do grupo.

No ano seguinte, participaram do projeto "Música Negra em Ação", realizado no Teatro das Nações em São Paulo, e gravaram o disco Raio x Brasil, terceiro disco do conjunto, lançado em uma festa na quadra da escola de samba Rosas de Ouro, para um público estimado de 10 mil pessoas. Canções deste disco como "Fim de Semana no Parque" e "Homem na Estrada" (ambas de Mano Brown) fizeram grande sucesso em bailes de rap e nas rádios do genêro em todo o país.

Principal atração do Rap no Vale, um concerto de rap realizado no final de 1994, no Vale do Anhangabaú (centro de São Paulo), e que terminou em confusão e quebra-quebra, os membros do grupo foram presos pela polícia sob acusação de incitação à violência - a violência policial é um tema freqüente nas letras do grupo. Ainda naquele ano, a gravadora Zimbabwe lançou a coletânea Racionais MC's.

Populares, os Racionais MC's participaram nos anos seguintes de vários concertos filantrópicos em benefício de HIV positivos, campanhas de agasalho e contra a fome, além de atuarem em protestos como o aniversário da Abolição dos Escravos no Brasil.

No final de 1997, foi lançado o disco Sobrevivendo no Inferno, pelo selo Cosa Nostra (do próprio grupo), que vendeu mais de 1 milhão de cópias. Com esse disco, os Racionais MC's deixavam de ser um fenômeno na periferia paulistana para fazer sucesso entre outros grupos sociais. Apesar disso, o grupo adotou uma postura antimídia. Um exemplo notório foi a cerimônia de premiação do Video Music Brasil, da MTV Brasil, quando Mano Brown provocou a plateia presente no evento, ao dizer que a mãe dele já teria lavado a roupa de muitos daqueles "boys", e ressaltou que o público dos Racionais MC's continuaria sendo o da periferia.

Em 2002, o grupo lançou Nada Como um Dia Após o Outro Dia, disco duplo que, assim como seu antecessor, foi bem recebido pela crítica. Em 2006, o grupo lançou 1000 Trutas, 1000 Tretas, primeiro DVD do grupo. Em 5 de maio de 2007, os Racionais fizeram um show na Virada Cultural de São Paulo, mas os fãs da banda entraram em confronto com os policiais transformando o evento em um campo de batalha. Desde então, a participação de grupos de rap no evento é minúsculo.

Em 2010, a estruturação dos membros dos Racionais foi toda reformulada, com a exceção do vocalista Mano Brown e seu primo Ice Blue. Edi Rock passou a fazer aparições esporádicas nos shows e KL Jay fez parceria com outros rappers. Ocorreu também uma mudança no lírico tratado pelo grupo, que antes era conhecido por suas letras agressivas. A previsão do novo álbum dos Racionais MC's está feita para 2011.

Ouça abaixo Fim de semana no parque e baixe aqui o disco completo!!

R A Í Z P E S A D A ! ! !

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Zeca - Jeito Moleque - 3º disco (1988)



Em 1988, aos 29 anos, Zeca lança seu terceiro disco, Jeito Moleque... Pedradas como Feira do Acarí e Pisa como eu pisei fazem parte dessa raridade que vale e muito a pena baixar.

Faixas___
01. jeito moleque
02. manera mané
03. cuidado com a inveja
04. o sol e a brisa
05. feira do acarí
06. chamego do pai
07. se tivesse dó
08. melhor solução
09. por querer, sem querer
10. pisa como eu pisei
11. cavaco e sapato

ouça Melhor Solução abaixo e baixe o disco todo aqui!!!

Toca do leão com Dj Yellow P - 3/4



RP volta com mais uma mixtape do programa Toca do Leão com Dj Yellow P. Dub de responsa pra ouvir e baixar aqui!!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cartola e Leci Brandão - Tive Sim - Programa Ensaio




A genialidade que conseguiu transformar prosa em poesia, música em emoção e simplicidade em obra de arte.. de quebra, Leci bem nova acompanhando na caixa de fósforo... só na bola de meia.

Tive Sim, pedrada que você curte no RAIZ PESADA!!!

"

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

zerovinteum - RJ (pela PAZ)




o RAIZ PESADA está do lado do bem e torce pela PAZ do RJ. A cidade conhecida como "maravilhosa" nao merece estar nas mãos do perigo como tem estado nos últimos anos... SIM a PAZ e NÃO a violência e ao tráfego de drogas.

Uma pequena força do blog ao pessoal que dedica sua vida todos os dias para resgatar o respeito e a PAZ de todas essas pessoas.

Sempre no caminho do bem... RAIZ PESADA!

ouça abaixo zerovinteum do Planet Hemp, faixa 1 do disco "Os cães ladram mas a caravana não pára" de 1997 que conta um pouco da cidade maravilhosa. baixe aqui em mp3!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pentagono - Multicultural


Kamau - Pretinha (Part. Rael da Rima e Dj Lx)

Control Machete


chali 2na - "International" Official Video




O Show dele no comitê esse ano foi muito FODA!
o cara manda muito bem ao vivo!

Flora Matos - Esperar o Sol



www.myspace.com/floramatosmc

slim rimografia - video clipe / SOL


OGI


esse é brother, em 1999 fizemos um rolê de graffiti,(pinel+ogi+dedo+boleta) hoje em dia ele manda bem no rap. esse clipe concorreu no VMB desse ano.

Gerson King Combo - Mandamentos Black




Gerson "King" Combo é um músico brasileiro, um dos ícones da soul music no país, onde é conhecido pela alcunha de "James Brown brasileiro".

Gerson nasceu na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, iniciou na carreira artística fazendo dublagem , no famoso programa "Hoje é Dia de Rock" apresentado por "Jair de Taumaturgo", em seguida seu irmão Getúlio Cortes (autor de "Negro Gato", um sucesso na voz de Roberto Carlos) o levou para dançar no programa Jovem Guarda, apresentado por nada menos que o próprio Roberto.

Influenciado pela música negra, Gerson cantou nas bandas de Erlon Chaves e Wilson Simonal e fez parte do embrião da Banda Black Rio.

Em carreira solo adotou o nome Gerson King Combo (alusão a uma banda de soul music chamada King Curtis Combo). Seu estilo "James Brown" causou sensação e foi aclamado o rei dos bailes blacks cariocas e começou a gravar sucessos como: "Mandamentos Black, "Jingle Black", "o Rei Morreu", entre outros, e seu último sucesso gravado foi em 1984, o compacto "Melô do Mão Branca". Com a queda do movimento Black dos anos 1980 no cenário musical, o rei entrou em seu exílio. Retornou nos anos 1990 fazendo alguns shows e gravando o disco "Mensageiro da paz".

Ao contrário de outros artistas brasileiro de soul, Gerson não passeia por fusões rítimcas como o Samba funk ou o Samba rock.

Em 2010, Gerson King Combo foi tema do documentário "Viva Black Music".

Curta mandamentos black abaixo... RP!

Novos Baianos - Mistério do Planeta




Os Novos Baianos foram um conjunto musical brasileiro, nascido na Bahia, ativo entre os anos de 1969 e 1979. Eles marcaram a música popular brasileira e até o rock brasileiro dos anos 70, utilizando-se de vários ritmos musicais brasileiros que vão de bossa nova, frevo, baião, choro, afroxé ao rock n' roll. O grupo lançou oito trabalhos antológicos para MPB. Influenciados pela contracultura e pela emergente Tropicália. Contava com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby Consuelo (vocal), Pepeu Gomes (Guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Dadi (baixo) e Luiz Galvão (letras) entre outros.

O segundo disco da banda baiana, Acabou Chorare, que mescla guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô, em outubro de 2009 foi eleito pela revista Rolling Stone como o maior disco da história da música brasileira.

leia mais sobre os Novos Baianos aqui!!

ouça abaixo mistério do planeta! Raizzzzz Pesaaaaaadaa

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alpha Blondy - Armée Française



Alpha Blondy (seu nome verdadeiro é Seydou Koné, nascido em 1 de janeiro de 1953 em Dimbokro, Costa do Marfim) é um cantor de reggae muito popular na África ocidental. Tem cantado com o grupo The Wailers. Estudou Inglês no Hunter College em Nova York, e posteriormente no programa de Idioma Americano (American Language Program) da Universidade de Columbia.

Canta principalmente em Dioula, Francês e Inglês, más também ocasionalmente em Árabe ou Hebraico. As letras de suas canções expressam fortemente atitude e humor relacionados com a política. Inventou a palavra "democrature" (a qual se pode traduzir como "democradura", combinação de democracia e ditadura) para qualificar alguns governos Africanos.

Abaixo Armée Française, sonzera em francês desse borther que representa no reggae. Ouça a vontade e baixe aqui em mp3..

Discografia
1982: "Jah Glory"
1984: "Cocody Rock!!!"
1985: "Apartheid Is Nazism"
1986: "Jerusalem" (featuring The Wailers)
1987: "Revolution"
1989: "The Prophets"
1992: "Masada"
1993: "SOS Guerres Tribales"
1993: "Live Au Zénith" (Paris)
1994: "Dieu"
1996: "Grand Bassam Zion Rock"
1997: "Best Of"
1998: "Yitzhak Rabin"
1999: "Elohim"
2001: "Blondy Paris Bercy"
2002: "Merci"
2005: "Akwaba"
2007: "Alpha Blondy - Jah Victory"

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Invasão do Sagaz Homem Fumaça.. Planet Hemp!



A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, lançado no ano 2000, é o quarto e último álbum de estúdio da banda Planet Hemp. Considerado pela crítica como o melhor álbum do grupo, é também considerado o menos comercial.

Produzido por Mário Caldato Jr. e pela própria banda, co-produzido por David Corcos.

baixe aqui o disco e ouça Stab abaixo..

1. 12 Com Dezoito
2. Ex-quadrilha da Fumaça
3. Test Drive de Freio de Camburão
4. Procedência C.D.
5. Stab
6. Four Track
7. Gorilla Grip
8. Contexto
9. Dz Cuts
10. Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga
11. Quem Tem Seda?
12. É Isso Que Eu Tenho no Sangue
13. Quarta de Cinzas
14. HC3
15. O Sagaz Homem Fumaça

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fundo de Quintal - O mapa da mina (1986)



O Mapa da Mina é o sexto disco gravado do Fundo de Quintal. Pra mim um dos melhores, e olha que eu só tinha 5 anos... conta com faixas como Ô Irene, Sorriu pra mim e Só pra contrariar. Muito bom, vale muito a pena baixar e curtir no domingão em casa.

baixe aqui o disco e ouça Seleção de pagodes mais abaixo.. "eu pisei na folha seca e vim fazer chuá chuááá....."

1. seleção de pagodes
2. só pra contrariar
3. ô irene
4. o mapa da mina
5. no calor dos salões
6. nem lá, nem cá
7. sorriu pra mim
8. receita da sorte
9. primeira dama
10. cansei de esperar você
11. força, fé e raíz
12. mais uma aventura

Tulipa Ruiz - Efêmera



My Space: http://www.myspace.com/tuliparuiz
Blog: tuliparuiz.blogspot.com/

baixe esse som em mp3 aqui!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

lurdez da luz - São Paulo / Brazil



http://www.myspace.com/lurdezdaluz



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Babylon by Bus (1978) - Bob Marley



mais um disco do rei.. Babylon by Bus foi gravado em 1978 e conta com faixas como Kinky Reggae e Rebel Music, entre outras.

Ouça Rat Race abaixo e baixe o disco completo aqui!!! RAIZ PESADA!!!



1. Positive Vibration
2. Punky Reggae Party
3. Exodus
4. Stir It Up
5. Rat Race
6. Concrete Jungle
7. Kinky Reggae
8. Lively Up Yourself
9. Rebel Music
10. War/No More Trouble
11. Is This Love
12. Heathen
13. Jammin'

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Julio Voltio / PORTO RICO



Julio Voltio es un cantante puertorriqueño de reggaetón que inició en el año 2003 y que ha lanzdo 4 discos, entre los que destacan "Voltage/AC " lanzado en el 2004 y "En Lo Claro" lanzado en el 2007.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Manu Chao - Rainin' In Paradize | Me Llaman Calle



Manu Chao (Paris, 21 de junho de 1961), cujo nome completo é Jose-Manuel Thomas Arthur Chao é um músico francês.
Manu cresceu bilíngue, influenciado pela crescente cena punk que se desenvolvia na França. Na adolescência, chegou a tocar em algumas formações, incluindo o grupo rockabilly Hot Pants, que foi bem recebido pela crítica, mas não teve muita repercussão.

Após desistir do Hot Pants, Manu montou o Mano Negra, uma banda eclética com influências de música francesa, espanhola, além da forte presença do punk via The Clash. O nome é uma homenagem a uma organização anarquista que operava na Espanha na época. O primeiro single do Mano Negra foi Mala Vida, e seu grande sucesso na França rendeu ao grupo um contrato com a gravadora Virgin.

Em 1992, o Mano Negra fez uma turnê pela América Latina. Mas não foi uma turnê comum: os integrantes da banda viajavam de barco, ao lado de atores e de um circo, tocando em cidades portuárias ao longo de toda a costa do continente. Um dos momentos mais marcantes aconteceu no Rio de Janeiro, durante a convenção mundial Eco 92: na Praça dos Arcos da Lapa, o Mano Negra fez um show que contou com a participação de Jello Biafra, da banda estadunidense Dead Kennedys.

Em 1995, o Mano Negra mudou-se para a Espanha, onde Manu montou um projeto paralelo, o Radio Bemba Sound System, junto com outros integrantes. Essa mistura causou atritos internos, o que levou ao fim do Mano Negra.

Sem banda, Manu voltou para a América do Sul e passou os anos que se seguiram viajando com seu violão e gravando apenas ocasionalmente, sem compromisso. O resultado musical de suas viagens, o disco Clandestino, foi lançado em 1998. A repercussão inicial foi tímida, mas Clandestino acabou sendo um grande sucesso na França e na América Latina (em especial no Brasil), apesar de suas letras serem uma mistura de inglês, francês, espanhol, galego e português. Músicas como Desaparecido e a faixa-título tocaram nas rádios brasileiras e tiveram ótima repercussão.

Em 2000, Manu Chao participou do Free Jazz Festival, fazendo shows bem-sucedidos e presenciados, no Rio de Janeiro, por Caetano Veloso e vários artistas brasileiros. Em junho de 2001, o cantor lançou seu segundo disco, Proxima Estacion: Esperanza, com mais influências de música caribenha. Em 2005, gravou a música Soledad Cidadão, numa participação especial para Os Paralamas do Sucesso.

Manu Chao participou em 2010 da Virada Cultural paulista, se apresentando nas cidades de Araraquara e Santos. Sua visita ao Brasil também vai passar por Belém.

Duas pedradas para ouvir..



Ana Tijoux - 1977



Anamaría Merino, conhecida pelo nome artístico Ana Tijoux, é uma cantora chilena-francesa. Nascida em Lille, na França (em 1977), começou suas rimas em francês, passando depois para o espanhol e ganhou sua fama no hip-hop da América Latina como a MC mulher do grupo Makiza (formado por Seo2, Cenzi e Dj Squat)no final de 1990.
Com o grupo, gravou três discos: Vida Salvaje (Independente, 1998), Aerolíneas Makiza (Sony, 1999) e Casino Royale (Bizarro, 2005). Depois de sua saída em 2006, gravou mais dois discos solo, kaos (2007) e seu mais novo trabalho, 1977 (2010).

O som é bem foda e ela é bem gata.. RAIZ PESADAAA!!!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Soviet Jazz-Funk, 1974

olha que pedrada... jazz Funk sovético de 1974, só no instrumental. Raiz pesaaaada!!

Adoniran Barbosa e Clara Nunes - Abrigo de vagabundo

o que dizer dessa dupla??? Em homenagem ao centenário de Adoniran, segue uma pedrada para curtir. RAIZ PESADAAAAA!!!!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rhinestone eyes-Gorillaz



Gorillaz é uma banda virtual de trip rock criada no ano de 1998 pelo então líder do Blur, Damon Albarn e por Jamie Hewlett, co-criador da história em quadrinhos Tank Girl. A banda é composta por quatro membros animados: 2D, Murdoc Niccals, Noodle e Russel. A música do grupo é resultado da colaboração entre vários outros músicos, sendo Damon Albarn o único membro permanente. Seu estilo musical normalmente é classificado como rock alternativo, embora haja muita influência do britpop, dub e da eletrônica.

O primeiro álbum da banda, Gorillaz, vendeu mais de 7 milhões de cópias e a banda entrou para o Guinness World Records como a Banda Virtual de Mais Sucesso. O segundo álbum da banda, Demon Days, recebeu 5 vezes o certificado de platina no Reino Unido e dupla platina nos Estados Unidos. A banda de recebeu 5 indicações para o Grammy Award em 2006, e venceu um deles na categoria "Melhor Colaboração Pop". No mesmo ano, a banda fez um parceria com a cantora Madonna na festa do Grammy Awards. A música escolhida para a parceria foi Hung Up, um sucesso do álbum Confessions On A Dance Floor, da própria Madonna.

Nesse ano lançaram Plastic Beach, e se seguir o mesmo rumo dos outros dois discos, é garantia de sucesso. Curtam abaixo a faixa Rhinestone eyes!!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

seleção almir guineto!!



uma seleção feita por mim só com pedradas de almir guineto.. o samba que foi raiz um dia se mantém nas rodas de samba e botiquins da vida. almir é raiz pesada!

musicas: a vaca | brilho no olhar | camisa 10 | pout porri (ao vivo)
caxambú | conselho | falsa consideração | feijoada completa (que vc ouve abaixo)
lama nas ruas | mel na boca | o destino de maria | quem me guia

baixe todas aqui..

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

1977 - Bob lança o disco EXODUS!



Grande parte de Exodus foi gravado em Londres, enquanto Marley se recuperava de uma tentativa de assassinato. É considerado um dos melhores álbuns de Marley. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

"Jamming," "Waiting in Vain" e "One Love/People Get Ready" foram todos hits nos tops internacionais. Exodus atingiu o 20º na tabela de "Álbuns Pop" da Billboard, e 15º na de "Álbuns R&B/Hip-Hop". Outras importantes canções do álbum são "Natural Mystic" e "The Heathen".

Em 1998, a revista TIME considerou Exodus o melhor álbum de música do século 20. Em 2001, a VH1 considerou-o como 26º melhor álbum de sempre. Em 2003, o álbum ficou em 169º na Lista dos 500 melhores álbuns de sempre da revista Rolling Stone.

O lançamento original do disco contava com:
lado 1
1. natural mystic
2. so much things to say
3. guiltiness
4. the heathen
5. Exodus

lado 2
1. jamming
2. waiting in vain
3. turn your lights down low
4. three little birds
5. one love / people get ready

baixe aqui o disco e ouça Exodus (versão original) abaixo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dj Tahira - mixtape



segue uma mixtape bem bacana desse dj paulista que quebra tudo no TAPAS CLUB, balada de sampa que fica na R. Augusta. Pra quem nao connhece, vale a pena ir numa sexta-feira... segue o my space do brother que tbm vale a pena conferir.

www.myspace.com/djtahira

Ouça abaixo e baixe aqui!!

mixtape BRAZUCAS!!



direto do site Radiola Urbana (www.radiolaurbana.com.br), essa mixtape conta com sons bem bacans e 100% nacionais dos anos 60, 70 e 80, na sua maioria instrumentais. Tem muita coisa boa que vale a pena ouvir enquanto prepara o almoço do domingo com a família e amigos.. são pouco mais de 40min de pura pedrada nacional.

Ouça abaixo e baixe aqui para ter em casa!

RAIZ PESADA!!!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bob 1976 - Rastaman Vibration



Mais um disco saindo do forno.. Rastaman Vibration foi lançado em 1976 e conta com faixas como War (versão original) e Want More, entre outras pedradas. vale a pena baixar..
1. night shift
2. war
3. cry to me
4. positive vibration
5. rat face
6. johnny was
7. who the cap fit
8. roots rock reggae
9. want more
10. crazy baldhead

baixe aqui o disco!!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Yellow P - Toca do leão 2/4



2ª programa Toca do Leão de Yellow P... Raíz Pesada!!!



baixe aqui

MOSDUB - http://mosdub.com/


DOWNLOAD de um album / MOS DEF em DUB.

MUITO FODA.

entre e baixe TUDO.
http://mosdub.com/

SEXTA FEIRA - 24 de Set. Pocket SHOW - G.O.G.

NO MaryPOPclub
http://www.marypopclub.com.br/



criolo doido - VASILHAME - TRAMA/RADIOLA


Yellow P - Toca do leão 1/4




Estamos de volta!!!! No mês de aniversário do blog, voltamos com muita coisa boa, e pra re-começar, Yellow P quebrando tudo com Toca do Leão (parte 1/4), dub de responsa que vale a pena ter no carro pra dar um rolê.

Vira e mexe ele ta no JAVA arrebentando tudo no dub. Pra quem ainda nao conhece e quer lesar na sexta-feira, vale a pena conhecer..

Raíz Pesada ano II, é nóis!



baixe a mixtape aqui

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Bob marley - Natty Dread (1974)



Considerada uma transição importante na discografia de Bob Marley, Natty Dread foi o primeiro álbum lançado como Bob Marley & the Wailers (os anteriores foram lançados como The Wailers apenas), e o primeiro gravado sem os antigos companheiros de banda Peter Tosh e Bunny Wailer.
Também foi o primeiro álbum gravado com as I-Threes, um trio de cantoras que incluía a esposa de Marley, Rita Marley, com Marcia Griffiths e Judy Mowatt.

Natty Dread conta com faixas como Lively Up Yourself que voce pode curtir abaixo e a versão original de No Woman no Cry, sucesso marcante na carreira do rei.

baixe aqui o disco!

Kamau - Só (Remix) - Video Oficial

MV Bill - Corrente[Oficial VídeoClip]

Groundation - Mighty Souls

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

quarta-feira, 28 de julho de 2010

C A N D E I A !!




Antônio Candeia Filho. mais conhecido como Candeia (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1935 — Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1978), foi um importante sambista, cantor e compositor brasileiro.

Biografia e carreira
Era de filho de sambista. Em seus aniversários, a festa era mesmo com feijoada, limão e muito partido alto. No Natal, a situação se repetia.

Seu pai, tipógrafo e flautista, foi, segundo alguns, o criador das Comissões de Frente das escolas de samba. Passava os domingos cantando com os amigos debaixo das amendoeiras do bairro de Oswaldo Cruz. Assim, nascido em casa de bamba, o garoto já freqüentava as rodas onde conheceria Zé com Fome, Luperce Miranda, Claudionor Cruz e outros. Com o tempo, aprendeu violão e cavaquinho, começou a jogar capoeira e a freqüentar terreiros de candomblé. Estava se forjando ali o líder que mais tarde seria um dos maiores defensores da cultura afro-brasileira.

Candeia começou a fazer músicas ainda na adolescência. Seu pai tocava flauta e carregava o filho para rodas de samba e de choro em Oswaldo Cruz e Madureira.

Compôs em 1953 seu primeiro enredo, Seis Datas Magnas, com Altair Prego: foi quando a Portela realizou a façanha inédita de obter nota máxima em todos os quesitos do desfile (total 400 pontos). É até hoje um dos grandes nomes no panteão da Portela.

No início dos anos 60, dirigiu o conjunto Mensageiros do Samba. Em 1961, entrou para a polícia. Tinha fama de truculento e suas atitudes começaram a causar ressentimentos entre seus antigos companheiros. Provavelmente, não imaginava que começava a se abrir caminho para a tragédia que mudaria sua vida. Diz-se que, ao esbofetear uma prostituta, ela rogou-lhe uma praga; na noite seguinte, ao sair atirando do carro num acidente de trânsito, levou um tiro na espinha que paralisou para sempre suas pernas. Viveu os seus últimos dez anos de vida numa cadeira de rodas, em decorrência daquele tiro na coluna vertebral, depois de – conforme outra versão – uma discussão no trânsito, no final da década de 1960. Candeia se aposentou por invalidez após o acidente e pôde, então, se dedicar mais à música.

Sua vida e sua obra se transformaram completamente. Em seus sambas, podemos assistir seu doloroso e sereno diálogo com a deficiência e com a morte pressentida: Pintura sem Arte, Peso dos Anos, Anjo Moreno e Eterna Paz são só alguns exemplos. Recolheu-se em sua casa; não recebia praticamente ninguém. Foi um custo para os amigos como Martinho da Vila e Bibi Ferreira trazerem-no de volta. "De qualquer maneira, meu amor, eu canto", diria ele depois num dos versos que marcaram seu reencontro com a vida.

No curto reinado que lhe restava, dono de uma personalidade rica e forte, Candeia foi líder carismático, afinado com as amarguras e aspirações de seu povo. Fiel à sua vocação de sambista, cantou sua luta em músicas como Dia de Graça e Minha Gente do Morro. Coerente com seus ideais, em dezembro de 1975 fundou a Escola de Samba Quilombo, que deveria carregar a bandeira do samba autêntico. O documento que delineava os objetivos de sua nova escola dizia: "Escola de Samba é povo na sua manifestação mais autêntica! Quando o samba se submete a influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura de nosso povo".

No mesmo ano de 75, Candeia compunha seu Testamento de Partideiro, onde dizia: "Quem rezar por mim que o faça sambando".

Em 1978, ano de sua morte, gravou Axé, um dos mais importantes discos da história do Samba. Ainda viu publicado seu livro escrito juntamente com Isnard: Escola de Samba, Árvore que Esqueceu a Raiz.

Voltou a ter reconhecimento em 1995, quando Martinho da Vila gravou o disco Tá delícia, tá gostoso, no qual incluiu um pot-pourri chamado Em memória de Candeia, que tinha as faixas Dia de graça, Filosofia do samba, De qualquer maneira, Peixeiro grã-fino e Não tem vencedor.

Em 1997 foram relançados em CD três discos de Candeia: Samba da antiga, de 1970, Filosofia do samba, lançado originalmente em 1971, e Samba de roda, de 1974.

abaixo uma lição sobre partido alto.. RAIZ PESADA!!!



Momento Diversão / TREM DA ALEGRIA COVER - FIM DE SEMANA NO PARQUE

terça-feira, 27 de julho de 2010

Rincon Sapiência


Paulinho da Viola..



Paulo César Batista de Faria, mais conhecido como Paulinho da Viola, (Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1942) é um cantor, compositor e violonista brasileiro, filho do violonista César Faria (do conjunto de choro Época de Ouro).

No início de carreira Paulinho foi parceiro de nomes ilustres do samba carioca, como Cartola, Elton Medeiros e Candeia, entre outros. Destaca-se como cantor e compositor de samba, mas também compõe choros e é tido como um dos mais talentosos representantes da chamada Música Popular Brasileira.

Paulinho da Viola é portelense, desfilando todos os anos com a escola. É fanático torcedor do Vasco.

Abaixo em dois momentos, um deles com a velha guarda da Portela e mais abaixo em momentos raros mostrados pelo programa Radiola da Tv Cultura.. RAIZ PESADA!!



Zeca Pagodinho - Gafieira



Após o grande sucesso de seu primeiro DVD acústico, lançado em 2003, Zeca Pagodinho volta com Acústico MTV - Zeca Pagodinho 2: Gafieira, gravado ao vivo em dois shows no Pólo de Cinema & Vídeo, no Rio de Janeiro.
São 26 faixas fantásticas, divididas entre releituras de clássicos, grandes sucessos do artista e músicas inéditas. Todas com novos arranjos que relembram o clima dos bailes de gafieira das décadas de 40 e 50, e a participação de uma orquestra de 39 músicos, regidos por Leonardo Bruno, Jota Moraes, Lincoln Olivetti, Vitor Santos, Cristóvão Bastos, Julinho Teixeira e Paulão 7 Cordas. Pra completar, Rildo Hora de maestro.. Definitivamente, imperdível!

1. Piston de Gafieira
2. Tarzan, O Filho do Alfaiate
3. Dona Esponja
4. Minta Meu Sonho
5. Exaustino
6. Quando a Gira Girou
7. Beija-Me
8. Tive Sim
9. Ai Que Saudade do Meu Amor
10. Judia de Mim
11. Casal sem Vergonha
12. Em Nome da Alegria
13. Se Você Visse
14. O Dono das Calçadas
15. Sururu na Feira
16. Quem É Ela
17. Inocente Fui Eu
18. Ratatuia
19. Pisei num Despacho
20. Cabô Meu Pai
21. Quintal do Céu
22. O Pai Coruja
23. Academia do Samba
24. Lenço
25. Coração em Desalinho
26. Verdade / Deixa a Vida Me Levar

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Buraka Som Sistema - Kalemba (wegue wegue)




Buraka Som Sistema é uma banda cuja sonoridade se integra no género musical Kuduro, sendo frequentemente apelidada como fundadora do novo som electrónico kuduro progressivo. Seu primeiro sucesso foi com a música "Yah!" em 2006, com a participação de Petty e Kalaf, seguindo-se novo sucesso com "Wawaba".

Em 2008 os Buraka Som Sistema lançaram a canção "Sound of Kuduro". Esta conta com a participação de M.I.A, DJ Znobia, Saborosa e Puto Prata, sendo este o primeiro single do álbum Black Diamond que foi lançado no Verão de 2008. A editar pela Enchufada em parceria com a Sony BMG, é o primeiro álbum dos Buraka Som Sistema, que sucede ao badalado EP From Buraka to the World, que deu a conhecer o kuduro progressivo do trio.

A origem do nome Buraka Som Sistema é o da freguesia da Buraca na cidade da Amadora nos arredores de Lisboa e o conceito de sound system, oriundo da Jamaica.

my space: www.myspace.com/burakasomsistema

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ray Charles - You Are My Sunshine LIVE






BIOGRAFIA
Ele era o filho da Aretha Williams, que trabalhava em uma serraria de tábuas, e Bailey Robinson, um reparador de ferrovia, mecânico e biscateiro. Os dois nunca se casaram. A família mudou-se para Greenville, Flórida, quando Ray era um bebê. Bailey teve mais três famílias, Aretha cuidava da família sozinha.

Ray Charles não era cego de nascença. Ele ficou totalmente cego aos sete anos de idade. Charles nunca soube exatamente por que ele perdeu a visão. Ele frequentou a Escola para Cegos e Surdos de Santo Agostinho, em St. Augustine o, Flórida. Ele também aprendeu a escrever música e tocar vários instrumentos musicais. Enquanto ele estava lá, a mãe dele morreu seguido por seu pai dois anos depois.

Órfão na adolescência, Ray Charles iniciou sua carreira tocando piano e cantando em grupos de gospel, no final dos anos 40. A princípio influenciado por Nat King Cole, trocou o gospel por baladas profanas e, após assinar com a Atlantic Records em 1952, enveredou pelo R & B. Quando o rock & roll estourou com Elvis Presley em 1955, e cantores negros como Chuck Berry e Little Richard foram promovidos, Ray Charles aproveitou o espaço aberto na mídia e lançou sucessos como "I Got a Woman" (gravada depois por Elvis), "Talkin about You", "What I'd Say", "Litle girl of Mine", "Hit the Road Jack", entre outros, reunindo elementos de R & B e gospel nas músicas de uma forma que abriram caminho para a soul music dos anos 60, e tornando-o um astro reverenciado do pop negro.

A partir de então, embora sempre ligado ao soul, não se ateve a nenhum gênero musical negro específico: flertou com o jazz, gravou baladas românticas chorosas e standards da canção americana. Entre seus sucessos históricos desta fase estão canções como "Unchain My Heart", "Ruby", "Cry Me a River", "Georgia on My Mind" e baladas country tais como "Sweet Memories", e seu maior sucesso comercial, "I Can't Stop Loving You", de 1962. Apesar de problemas com drogas que lhe prejudicaram a carreira, as interpretações de Ray Charles sempre foram apreciadas, não importando as músicas que cantasse. Uma "aura" de genialidade reconhecida acompanhou-o até o fim da vida e mais do que nos últimos álbuns que gravou, era nas suas apresentações ao vivo que o seu talento único podia ser apreciado.

Um notório mulherengo, Ray Charles casou-se duas vezes e foi pai de doze crianças com sete diferentes mulheres. Sua primeira esposa foi Eileen Williams (casado em 1951, divorciado em 1952) deu-lhe um filho. Outros três filhos são de seu segundo casamento, em 1955, com Della Beatrice Howard (divorciaram-se em 1977).Sua namorada a longo prazo e parceira no momento da sua morte era Norma Pinella.

Charles deu cada um de seus 12 filhos US$ 1.000.000,00 sem impostos em 2004 um pouco antes de morrer.

Faleceu na idade de 73 anos, às 11h35 no dia 10 de junho de 2004 em sua casa de Beverly Hills, onde estava com seus familiares, vítima de uma doença no fígado. Foi enterrado no Cemitério Inglewood Park, localizado em Los Angeles na California.

FILME
O filme Ray, de 2004, interpretado por Jamie Foxx (vencedor do Oscar, pelo papel) conta a vida do músico, partindo do momento em que deixa sua casa em direção a Seattle, para tentar a carreira profissional, até o sucesso e o vício da heroína e sua luta para se livrar dela, intercalando inúmeros flash-backs, onde o protagonista relembra os conselhos de sua mãe e momentos de sua infância, quando perdeu seu irmão (que morreu afogado) e quando ficou cego.
Vale a pena assistir!